quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Seamless

Demorou, mas chegou. Jorge Lorenzo e Valentino Rossi tanto insistiram que a Yamaha levou para Misano o novo câmbio seamless. Inicialmente, o recurso seria testado apenas na segunda-feira, mas a pressão dos pilotos surtiu efeito e a casa da Iwata adiantou o cronograma.

O seamless diminui o intervalo de tempo entre as mudanças de marcha, mas seu grande trunfo está na estabilidade que dá para o protótipo. A notícia da introdução do novo câmbio rápido tinha sido inicialmente divulgada pelo site espanhol ‘Motocuatro’ e foi confirmada pela dupla da Yamaha em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12).

Lorenzo e Rossi vão contar com o câmbio seamless em Misano (Foto: Yamaha)
“Estará aqui para o fim de semana”, confirmou Lorenzo. “Nós podemos confirmar isso. Amanhã!”, ressaltou.

Rossi, por sua vez, explicou que o câmbio foi testado na República Tcheca, mas ainda não é possível dizer o benefício que a Yamaha terá com a mudança. “Nós o testamos em Brno e o rendimento foi bom. Não creio que seja possível quantificar o tempo de melhora por volta, mas podemos apontar benefícios na distância da corrida, já que a moto será mais estável e menos agressiva com os pneus”, explicou. “Quanto isso vai melhorar a moto? Não sei, mas acho que alguma coisa. Amanhã vamos montá-lo e começaremos a ver como será”, completou.

Lin Jarvis, diretor da Yamaha, também participou da coletiva e confirmou que a introdução do seamless neste fim de semana é resultado da pressão de Rossi e Lorenzo.

“Agora nós vamos introduzir o novo câmbio que estávamos esperando já há algum tempo, então é um fim de semana muito animador”, destacou Jarvis. “Com a pressão destes dois!” comentou.

“Mas, se está pronto para segunda-feira [quando seria testado], está pronto para agora. Temos um déficit para a Honda e precisamos fazer tudo que pudermos para desafiá-los ao longo destas seis corridas restantes”, concluiu.

O seamless da Yamaha chega com quase dois anos de atraso em relação a introdução desta tecnologia na MotoGP, já que está presente nas motos de Honda e Ducati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário