Seguindo a linha de cortar custos sem comprometer a competitividade, a nova temporada verá a introdução da categoria Open, que chega para substituir a CRT. Pela primeira vez, o Mundial vai lançar mão de uma ECU padrão, que será fornecida pela Magneti Marelli. Os times pertencentes à MSMA, a associação das fábricas, entretanto, podem usar software próprio, mas, como resultado, terão de cumprir algumas exigências.
Rossi não terá mais a companhia de Burgess na MotoGP (Foto: Yamaha) |
Além da estreia do novo regulamento, o MotoGP também verá o debute de Scott Redding, Pol Espargaró, Leon Camier, Mike di Meglio e Broc Parkes.
Vice-campeão da Moto2 em 2013, Redding será companheiro de Álvaro Bautista na Gresini e vai guiar uma RCV1000R, uma versão derivada da RC213V desenvolvida pela Honda. Assim como a do espanhol, a moto do britânico também está equipada com suspensão Showa e freios Nissin. Espargaró, por sua vez, assume o posto de Cal Crutchlow na Tech3 e vai pilotar uma Yamaha YZR-M1.
Companheiro de Michael Laverty, Parkes será piloto da Paul Bird que, pela primeira vez, vai correr com duas motos próprias. O francês Di Meglio será titular da Avintia, com Camier assumindo o posto de parceiro de Danilo Petrucci na Ioda. A equipe italiana, no entanto, não vai participar da primeira bateria de testes em Sepang.
Com a saída de Puig, Raúl Jara assume a função no time de Dani Pedrosa (Foto: Repsol) |
A lista de novidades também conta com mudanças na composição dos times de Honda e Yamaha. Depois de uma longa relação, Dani Pedrosa não terá mais Alberto Puig acompanhando seus passos nos boxes da HRC, com o empresário espanhol sendo substituído por Raúl Jara.
Do lado contrário da garagem, Marc Márquez prepara a defesa do título em família. Graças ao bom desempenho de 2013, o jovem piloto conquistou o direito de escolher seu time e reuniu seu antigo grupo de mecânicos. A partir de agora, a equipe comandada por Santi Hernández contará com Javi Ortíz, Jordi Castellá e Hugo Bucher. Do time do bicampeão australiano, seguem Roberto Clerici, Andrea Brunotti e o telemetrista Carlo Liuzzi. O campeão de 2013, que vai seguir com #93, também recuperou Héctor Martín, que foi seu assessor de imprensa nos anos da Moto2 e estava trabalhando com Jorge Lorenzo.
Além do assessor de imprensa, o espanhol da Yamaha também perdeu dois integrantes de seu time, com a saída de Walter Crippa e Valentino Negri. A dupla foi substituída por Ian Gilpin e Jurij Pellegrini, que trabalharam com Ben Spies. Do lado de Valentino Rossi, a grande mudança é a saída de Jeremy Burgess, que dá lugar a Silvano Galbusera.
Campeão, Márquez recuperou seu time dos sonhos (Foto: Repsol) |
Além dos pilotos inscritos para a temporada 2014, os testes em Sepang contarão com outros quatro participantes: os pilotos de testes Michele Pirro (Ducati), Katsuyuki Nakasuga e Wataru Yoshikawa (Yamaha) e Kosuke Akiyoshi (Honda).
A segunda bateria de testes em Sepang acontece entre 26 e 28 de fevereiro. Antes do início da temporada, as duplas de Honda, Ducati e Yamaha seguem para Phillip Island para um teste de pneus entre 3 e 5 de março. Os demais pilotos fazem o último exercício em Losail, no Catar, nos dias 7, 8 e 9 de março.
A temporada 2014 do Mundial de Motovelocidade começa com o GP do Catar, que será realizado na pista de Losail no dia 23 de março.
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