sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sepang 2.3

A segunda bateria de testes da pré-temporada 2014 da MotoGP terminou com um empate. Nesta sexta-feira (28), Valentino Rossi e Dani Pedrosa cravaram 1min59s999 e ficaram com as duas primeiras posições da tabela de tempos. Andrea Dovizioso completa o top-3 na Malásia.

Assim como aconteceu nos dias anteriores, os exercícios malaios contaram com altas temperaturas, com os termômetros registrando 33°C no ambiente e o asfalto batendo a marca de 51°C.

Rossi comandou o último dia de testes da pré-temporada em Sepang (Foto: Yamaha)
Ainda na parte da manhã, Rossi foi o primeiro a quebrar a barreira de 2min00s. Mesmo sem se entender completamente com os pneus desenvolvidos pela Bridgestone para a temporada 2014, o italiano conseguiu se manter no topo da tabela ao longo de todo dia e apesar de Pedrosa ter conseguido repetir a marca, foi o multicampeão que ficou com a primeira posição da folha de tempos.

“Antes de mais nada, estou muito feliz, porque eu estou na primeira posição e fiz uma boa volta”, falou Rossi. “Fui um dos únicos na casa de 1min59s, o que é positivo, especialmente porque quando usamos os pneus de 2014 no primeiro teste, nós tentamos marcar tempo e fomos 1s mais lentos do que hoje”, recordou.

“Neste teste nós sempre estivemos no topo e lutando pela primeira posição, então é positivo. Nós ainda temos alguns problemas em longas distâncias com estes novos pneus quando está muito quente, então ainda temos que trabalhar, mas demos um bom passo em relação ao primeiro teste”, avaliou. “O próximo teste em Phillip Island será muito importante para entender se também lá nós melhoramos tanto como aqui, pois sou mais de 1s mais rápido do que no segundo teste do ano passado, então estamos trabalhando bem”, concluiu.

Pedrosa aproveitou a queda na temperatura para igualar a marca de Rossi (Foto: Honda)
Único representante do time oficial da Honda em Sepang, Pedrosa trabalhou no acerto e no mapeamento do motor da RC213V, além de completar uma simulação de 19 voltas, rodando sempre abaixo de 2min02s e com a melhor marca em 2min00s985, registrada na 15ª volta desta sequência.

No fim do dia, já tirando vantagem de uma leve queda na temperatura, Dani cravou 1min59s999, igualando o registro de Rossi e garantindo o segundo posto na tabela de tempos.

“Hoje nós trabalhamos no mapeamento do motor para melhorar nas curvas, mas a coisa mais importante que conseguimos fazer foi uma simulação de corrida”, comentou Dani. “Nós progredimos bastante – apesar de ainda haver chance de melhora. Agora vamos para Phillip Island para testar os novos pneus”, completou.

O terceiro posto no último dia de testes em Sepang ficou com Andrea Dovizioso. A bordo da GP14, o italiano registrou 2min00s067 na melhor de suas 42 voltas, 0s068 mais lento que Rossi e Pedrosa.

Após o encerramento dos exercícios malaios, a Ducati anunciou que optou por disputar a temporada 2014 dentro do regulamento Open, que prevê o uso de uma centralina padrão fornecida pela Magneti Marelli a pedido da Dorna, a promotora do Mundial.

“Estou realmente satisfeito: saímos de Phillip Island tendo confirmado toda a evolução que fizemos três semanas atrás”, apontou Andrea. “Consegui fazer um tempo de volta realmente bom, o melhor que já fiz nesta pista, e fiz isso com uma condição de pista pior do que no primeiro teste em Sepang. Isso significa que desta vez nós estamos muito melhores!”, ressaltou. 

Hayden segue trabalhando no acerto da RCV1000R (Foto: Aspar)
“Nós também fizemos um long-run de 14 voltas e também fiquei satisfeito com isso. No momento, nós provavelmente não estamos em posição de lutar por posições top, porque não somos sempre capazes de rodar neste ritmo, mas nós realmente melhoramos muito nestes testes”, concluiu.

Confirmando o excelente ritmo demonstrado ao longo da semana, Aleix Espargaró fechou o terceiro dia de testes em Sepang com o quarto tempo, 0s102 atrás de Rossi. O piloto da Forward passou o dia trabalhando no acerto e na eletrônica da FTR-Yamaha, além de ter completado um long-run e avaliado o consumo de combustível da moto.

0s063 atrás do espanhol aparece Stefan Bradl. O germânico, que guia uma RC213V da LCR, dedicou o dia aos long-runs, mas avalia que ainda precisa trabalhar mais para ter um melhor rendimento com o pneu dianteiro duro.

Álvaro Bautista, por sua vez, se dedicou aos detalhes da suspensão, dos freios e da eletrônica da RC213V, e registrou a sexta marca, 0s507 mais lento que os líderes.

Jorge Lorenzo, que vem reclamado do desempenho da Yamaha com os novos compostos desenvolvidos pela Bridgestone, conseguiu encontrar uma solução melhor para os pneus, mas ficou apenas em sétimo, com o melhor de seus 70 giros em 2min00s619.

Espargaró ainda tenta pegar a mão com a M1 da Tech3 (Foto: Tech3)
Ainda se familiarizando com a Ducati, Cal Crutchlow garantiu o oitavo tempo, 0s791 atrás de Rossi e Pedrosa. Ex-companheiro do britânico, Bradley Smith aparece em nono, com sua melhor volta em 2min00s804.

Debutante na MotoGP, Pol Espargaró continua se adaptando ao câmbio seamless da M1 e garantiu a última vaga do top-10 ao anotar 2min01s032, 1s033 atrás do ponteiro.

Representante da Suzuki em Sepang, Randy De Puniet registrou 2min01s430 e ficou com o 12º tempo, 1s431 atrás de Rossi e Pedrosa.

Ducati, Yamaha e Honda agora seguem para Phillip Island, onde testam os novos pneus desenvolvidos pela Bridgestone para o novo asfalto australiano entre os dias 3 e 5 de março. Os exercícios, entretanto, não contarão com a presença de Marc Márquez, que segue se recuperando de uma fratura na perna direita.

Os demais integrantes do Mundial estarão em Losail, no Catar, entre 7 e 9 de março para a última sessão de testes antes do início do Mundial.

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