terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sepang 1.1

A pré-temporada da MotoGP começou nesta terça-feira (4) mostrando que Marc Márquez não vai entregar a coroa facilmente. A bordo da versão 2014 da RC213V, que conta com uma entrada de ar maior para melhorar a velocidade final e o ritmo na saída de curva, o jovem espanhol sobrou e comandou o primeiro dia de atividades no circuito de Sepang.

O dia começou com Valentino Rossi no comando da tabela de tempos, mas Márquez aumentou o ritmo após uma pausa para o almoço. Com cerca de 30 minutos para o fim, o piloto da Honda aproveitou que a pista estava esfriando para cravar 2min00s286 e abriu 0s796 de margem para Jorge Lorenzo, que aparecia no segundo posto.

Márquez foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Sepang (Foto: Honda)
Rossi não ficou parado e também aumentou o passo, baixando sua marca para 2min00s804, passando o companheiro de Yamaha e se instalando no segundo posto, 0s518 atrás do campeão de 2013.

Dani Pedrosa seguiu o mesmo caminho e subiu para o quarto posto ao registrar 2min01s216 em sua 66ª volta, 0s930 mais lento que Márquez. Pouco depois, o espanhol melhorou ainda mais, assumindo a terceira colocação, 0s102 atrás de Rossi.

Sofrendo para controlar a M1 – um efeito direto da diminuição da capacidade do tanque de combustível –, Lorenzo caiu para a quarta colocação, 0s796 mais lento que Márquez. Após completar 52 voltas, Álvaro Bautista registrou o quinto tempo, à frente de Stefan Bradl, que fez sua melhor marca em 2min01s320.

Em sua estreia pela Forward, Aleix Espargaró brilhou. A bordo de uma FTR-Yamaha, o catalão garantiu o sétimo tempo ao registrar 2min01s419, 1s133 atrás do ponteiro.

Suzuki também participa dos testes na Malásia (Foto: Suzuki)
Entre os pilotos que contam com equipamento Ducati, a melhor volta foi anotada por Andrea Iannone, que registrou 2min01s538. O italiano ficou com o oitavo tempo, à frente do estreante Pol Espargaró, que chega na MotoGP como atual campeão da Moto2.

Parceiro do espanhol no time de Hervé Poncharal, Bradley Smith ficou com o décimo posto, virando 1s590 mais lento que Márquez.

Também pilotando uma FTR-Yamaha, Colin Edwards ficou com o 11º lugar ao anotar 2min02s483. Andrea Dovizioso aparece em 12º, à frente de Michele Pirro, piloto de testes da fábrica de Bolonha.

Estreando em Borgo Panigale, Cal Crutchlow cravou 2min02s860 e garantiu a 14ª colocação, com 2s574 de atraso em relação ao líder da sessão. Com uma Open da Ducati, Yonny Hernández ficou com a 15ª marca.

Se a FTR-Yamaha brilhou, o mesmo não se pode dizer da RCV1000R. Apesar da empolgação da Honda na apresentação da moto, a versão de produção da RC213V não se mostrou nenhum grande avanço e conseguiu seu melhor resultado com Nicky Hayden. O novo piloto da Aspar registrou 2min03s319 e ficou em 17º, 3s033 atrás de Márquez e 0s009 à frente de Hiroshi Aoyama, seu companheiro de equipe.

Rossi se mostrou aliviado com melhora na frenagem (Foto: Yamaha)
A Suzuki, que segue trabalhando para voltar ao grid, também participou do exercício malaio e garantiu o 19º tempo, 3s607 mais lento que Márquez. Pela primeira vez, a marca nipônica usou o sistema eletrônico da Magneti Marelli, já que até então vinha utilizando eletrônica Mitsubishi.

Também no grupo de estreantes, Scott Redding ficou com o 21º tempo, 4s145 atrás de Marc Márquez. O britânico da Gresini utiliza uma RCV1000R.

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