sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Open

A Ducati confirmou nesta sexta-feira (28) que vai disputar a temporada 2014 do Mundial de MotoGP obedecendo ao regulamento Open. A nova regra dá mais liberdade para que os times possam seguir desenvolvendo suas motos ao longo do ano.

Tentando melhorar a competitividade da Desmosedici, o time de Bolonha optou por competir dentro do novo regulamento, que além de determinar o uso da ECU padrão fornecida pela Magneti Marelli, também estipula o uso de um software fornecido pela Dorna, a promotora do Mundial.

Para seguir desenvolvendo a GP14, Ducati decidiu correr dentro do regulamento Open (Foto: Ducati)
A classe Open foi introduzida nesta temporada e chega para ocupar o lugar das agora extintas CRT. As novas motos têm obrigatoriamente que utilizar hardware e software Magneti Marelli e, por isso, contam com um tanque de combustível com capacidade para 24 litros, 12 motores por temporada e pneus mais macios.

Os protótipos da MSMA, a Associação dos Fabricantes de Motocicletas Esportivas, por sua vez, têm um tanque com capacidade para 20 litros, com um limite de seis motores por ano e desenvolvimento congelado. Os times de fábrica, entretanto, podem utilizar software próprio.

Ao longo dos testes realizados em Sepang, a Ducati comparou as duas opções e acabou decidindo pelo regulamento Open, que permite que a fábrica de Bolonha continue desenvolvendo a moto e o motor durante toda a temporada.

Cumprindo o deadline regulamentar, a Ducati aproveitou o dia 28 de fevereiro para inscrever Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso oficialmente dentro da opção Open. Além da dupla do time oficial, Andrea Iannone, que é contratado pela fábrica de Bolonha, também terá sua GP14 configurada no modo Open.

Assim como Dovizioso e Crutchlow, Iannone também terá GP14 Open na Pramac (Foto: Pramac)
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“Nós estudamos cuidadosamente o novo regulamento técnico e concluímos que a opção Open é a mais interessante para a Ducati na atual situação”, explicou Gigi Dall’Igna, diretor-geral da Ducati Corse. “Este ano nós temos que continuar desenvolvendo as nossas motos ao longo da temporada para melhorar a competitividade, e a opção de fábrica parece ser muito restritiva para as nossas necessidades”, continuou.

“Nós estamos confiantes de que o pacote eletrônico fornecido pela Magneti Marelli e pela Dorna tem uma qualidade muito boa e vai permitir a gestão correta de todas as funções principais da moto”, concluiu.

Ainda no início de janeiro, Dovizioso havia admitido em uma entrevista ao site italiano ‘GPOne’ que a Ducati considerava a possibilidade de correr como Open e revelado que os testes em Sepang seriam decisivos para esta escolha.

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