quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pneus

A Bridgestone aproveitou o fim da primeira bateria de testes coletivos da pré-temporada 2014 da MotoGP e confirmou que vai fornecer um pneu traseiro mais macio exclusivamente para as motos que atendem ao regulamento Open. Pela primeira vez, o Mundial vai usar uma ECU padrão, fornecida pela Magneti Marelli. Os times da MSMA, a associação das fábricas, entretanto, podem optar por usar software próprio, mas, como resultado, terão de cumprir algumas exigências.

De acordo com o novo regulamento, as motos Open, que chegam para assumir o lugar das CRT, têm um tanque de combustível com capacidade para 24 litros, enquanto os protótipos da MSMA contam um reservatório de 20 litros, um a menos do que em 2013. Além disso, as novas motos têm um limite de 12 motores por ano, com as demais limitadas a cinco propulsores por temporada – com desenvolvimento congelado.

Espargaró surpreendeu e registrou o quarto tempo em Sepang (Foto: Forward)
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Assim como aconteceu com as CRT, a fabricante nipônica vai disponibilizar um composto traseiro mais macio, por conta de um pedido da Dorna, a promotora do Mundial.

“Do nosso ponto de vista, a performance de algumas máquinas da categoria Open é realmente similar às máquinas de fábrica”, ponderou Hiroshi Yamaha, chefe da Bridgestone Motorsport. “Então nós gostaríamos de fornecer a mesma especificação. Entretanto, a Dorna nos pediu para manter alguma vantagem para a categoria Open”, explicou.

“Então, por questões de segurança, achamos que precisamos usar a construção resistente ao calor muito mais do que no ano passado, por causa da alta potência da categoria Open”, relatou. “Pela primeira vez, nós fornecemos alguns pneus de teste para todos – macios e médios para as Open, e médios e duros para as fábricas – com a construção resistente ao calor. Os pneus dianteiros são os mesmos”, seguiu.

Após os exercícios realizados em Sepang, a Bridgestone achou por bem manter a mesma fórmula utilizada no ano passado. De acordo com Shinji Aoki, chefe de Desenvolvimento de Pneus Esportivos da Bridgestone, os compostos traseiros da Open serão um pouco mais macios.

“Nós vamos dar aos pilotos da categoria Open pneus slicks traseiros que são um nível mais suaves do que os de fábrica para este ano e eu espero que isso crie corridas muito empolgantes na MotoGP em 2014”, completou.

Nos exercícios da Malásia, Alex Espargaró foi o melhor entre os pilotos que contam com equipamento Open. O piloto da Forward, que corre com uma FTR-Yamaha, surpreendeu e anotou a quarta melhor marca da bateria, apenas 0s465 mais lento que Marc Márquez, que comandou todas as atividades na Malásia.

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