sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Correndo atrás

Às vésperas de completar 35 anos, Valentino Rossi vê 2014 como uma temporada decisiva. No último ano de seu atual contrato com a Yamaha, o multicampeão já manifestou o desejo de continuar na MotoGP por pelo menos mais dois anos, mas deixou claro que só seguirá no Mundial se for competitivo.

Com a meta de decidir o futuro até meados deste ano, o teste em Sepang foi uma injeção de ânimo no italiano. Segundo colocado na bateria malaia, Rossi foi apenas 0s194 mais lento que Marc Márquez, que dominou todos os três dias de exercícios na pista de 5.548 metros.

Rossi fez o segundo melhor tempo nos testes em Sepang (Foto: Yamaha)
Após os testes, Rossi contou que aproveitou o período de férias do Mundial para trabalhar em seu estilo de pilotagem e conseguiu uma mudança que o permite ser mais suave com os pneus Bridgestone.

“Tentei modificar um pouco o meu estilo de pilotagem, assim não estresso tanto os pneus quando estão inclinados”, explicou Valentino. “Tento estar mais fora da moto. Agora eu inclino mais. Um pouco como Márquez, mas não igual, pois as minhas pernas são compridas demais para isso”, brincou o piloto de 1,82m.

“Agora, com um ano de experiência com a M1, posso trabalhar nesses detalhes. Antes eu não ia ao limite com a moto e tinha que me concentrar em outras coisas. Agora eu me sinto bem”, completou.

O titular da Yamaha fechou a primeira bateria de testes da pré-temporada com sua melhor marca em 1min59s727, seu melhor registro no circuito de Sepang, onde já conquistou seis vitórias, quatro poles e seis voltas mais rápidas.

“Os testes foram muito bons. Eu estou muito feliz, especialmente pela segunda posição e, mais do que isso, pelo tempo de volta, que é o melhor da minha carreira em Sepang”, comentou. “É a minha primeira vez abaixo de 2min00s e apenas a um décimo de Marc e do recorde da pista. Encontrei um bom feeling com a moto, encontramos algumas boas soluções e foi muito positivo”, reiterou.

Italiano destacou que mudou um pouco seu estilo de pilotagem (Foto: Yamaha)
“Nós também trabalhamos bastante no consumo de combustível”, contou. “A moto está um pouco mais difícil de pilotar, um pouco mais nervosa, mas para o meu estilo de pilotagem, isso não é um grande problema.”

No último dia do teste malaio, Rossi também aproveitou para fazer uma simulação de corrida. O italiano completou uma sequência de 15 voltas, quase sempre na casa de 2min01s.

“Nós tentamos uma simulação na parte da tarde e foi muito boa para entender qualquer problema”, relatou. “Nós sofremos um pouco para manter um bom ritmo, mas não foi tão mal. Márquez foi bem mais rápido, mas ele fez a simulação dele pela manhã, quando a pista é mais rápida”, ponderou.

“Agora nós temos que trabalhar para melhorar o nosso ritmo nas primeiras voltas da corrida, como Jorge [Lorenzo] conseguiu fazer no último ano. Não consigo usar todo o potencial dos novos pneus, mas depois disso o meu ritmo é constante e não tão ruim”, concluiu.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Um comentário:

  1. Sinto Valentino faminto, como se estivesse indo a um combate, muito parecido a 2008, depois de um fraco 2007. Esse testes em Sepang foi bastante animadores. Uma pena que, morando em Brasília, não poderei vê-lo de perto, ao menos em 2014. Por isso, torço para que se mantenha competitivo e corra em 2015.

    ResponderExcluir