sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Calendário

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta sexta-feira (26) o calendário provisório do Mundial de Motovelocidade. O programa do próximo ano não é muito diferente do atual e, como esperado, não traz o GP do Brasil.

A entidade máxima do esporte e a Dorna, promotora do Mundial, não escondem o interesse em voltar ao país, mas Brasil não conta com nenhuma pista em condições de atender aos exigentes — e necessários — padrões de segurança da motovelocidade.

Prova no Catar abre temporada 2015 no dia 20 de março (Foto: Bridgestone)
 No ano passado, a Dorna chegou a anunciar um acordo para levar o campeonato para Brasília, mas o governo do Distrito Federal não cumpriu sua parte no acordo e até hoje não iniciou a prometida reforma.

Nesse cenário, Goiânia aparecia como a opção mais viável. O governo de Goiás investiu cerca de R$ 30 milhões na reforma do Autódromo Internacional Ayrton Senna, mas ao que parece, a obra não foi feita já pensando nesses padrões de segurança.

Emissários da Dorna chegaram a vir ao Brasil para uma vistoria no circuito, mas concluíram que muitas mudanças devem ser feitas antes de Goiânia, que foi palco do GP do Brasil em 1987, 1988 e 1989, voltar ao calendário.

Dessa forma, o calendário segue com 18 etapas, a primeira agendada para 20 de março, em Losail, no Catar. Inicialmente, a prova de abertura da temporada, que acontece durante a noite, estava prevista para 22 de março — para não coincidir com a F1, que começa na Austrália no dia 15 —, mas foi alterada para não calhar com uma partida entre Barcelona e Real Madrid, que será realizada no Camp Nou.

Outra modificação dia respeito ao intervalo entre as etapas de Austin e Termas de Río Hondo. Neste ano, as provas não foram seguidas, mas isso muda em 2015 para facilitar a logística do Mundial. Assim, as provas acontecem em 12 e 19 de abril, respectivamente.

A última mudança diz respeito ao palco do GP da Grã-Bretanha. Enquanto aguarda a construção do Circuito de Gales, o Mundial será realizado em Donington Park e não em Silverstone como aconteceu até este ano.

Como tradicionalmente acontece, o circuito Ricardo Tormo será palco da etapa final da temporada, agendada para o dia 8 de novembro.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

¹ Prova noturna
² Prova no sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário