domingo, 14 de setembro de 2014

Voltando para casa

A Marc VDS anunciou neste domingo (14) que vai estrear na MotoGP na temporada 2015. O time belga conseguiu um acordo para ter Scott Redding a bordo de uma RC213V.

Vice-campeão da Moto2 em 2013, o piloto britânico tinha um contrato de dois anos com a Gresini que determinava a mudança de equipamento Open – RCV1000R – para Fábrica – RC213V – em 2015. A escuderia de Fausto Gresini, entretanto, perdeu seu principal patrocinador e acabou encerrando um longo vínculo com a Honda para se tornar equipe oficial da Aprilia.

Redding voltará a defender as cores da Marc VDS, mas na MotoGP (Foto: Marc VDS)
 Satisfeita com os resultados obtidos por Scott a bordo da RCV1000R, a Honda não escondia o interesse em manter o piloto, mas precisava encontrar uma equipe para receber a RC213V que seria da Gresini. Nesse contexto, Aspar e Marc VDS apareciam como opções para Redding, mas a Pramac também tinha manifestado interesse em contar com o piloto para assumir a vaga de Andrea Iannone na equipe.

Michael Bartholemy, chefe da Marc VDS e também agente do piloto, afirmou em uma entrevista recente que tentava arrecadar os fundos necessários para a nova estrutura na MotoGP. De acordo com o dirigente, Marc van der Straten, o dono da equipe, queria ajudar Redding a resolver a situação, mas não estava disposto a bancar tudo sozinho.

O milionário belga construiu uma relação próxima com Redding entre 2010 e 2013, quando o piloto vestiu as cores da Marc VDS, e admitiu em entrevista à revista britânica ‘Motorcycle News’ que não teria comprometido seu dinheiro com o projeto da MotoGP se Scott não fosse o piloto em questão.

No fim de semana em Silverstone, a Marc VDS acreditava ter levando os recursos necessários, mas, por se tratar um novo time, tem de arcar sozinha com os custos de pneus e frete, sem receber a ajuda da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) para as viagens.

Assim, o time belga precisava de mais € 1,7 milhão (cerca de R$ 5,1 milhões) para cobrir os custos do projeto. De acordo com rumores da imprensa internacional, a Marc VDS conseguiu um novo patrocinador, o que garantiu os recursos necessários. Assim, o time conseguiu um contrato de três anos com a Honda para ter uma RC213V satélite e acertou com Scott por dois anos.


O anúncio da chegada da Marc VDS à MotoGP foi feito no Twitter e sem maiores informações. Um comunicado à imprensa é esperado nos próximos dias, quando o time já tiver acertado todos os detalhes da volta de Redding.

Com Scott garantido na equipe, as duas RC213V satélites de 2015 ficarão nas mãos de pilotos britânicos, já que Cal Crutchlow levará a moto da LCR.

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Confirma o grid provisório da MotoGP para 2015:

1.    A Suzuki ainda não anunciou oficialmente seus pilotos, mas o anúncio de Aleix Espargaró e Maverick Viñales é considerado iminente.
2.    A Pramac ainda busca um substituto para Andrea Iannone. Na segunda moto, Yonny Hernández ainda não está confirmado, mas a expectativa é que ele mantenha sua vaga.
3.    Na LCR, os rumores indicam que o time vai aumentar sua estrutura e colocar Jack Miller a bordo de uma RCV1000R.
4.    A Aprilia, agora em parceria com a Gresini, ainda não anunciou quem serão seus pilotos 2015. Marco Melandri e Álvaro Bautista, entretanto, são os mais cotados.
5.    A Paul Bird vai deixar o Mundial e voltar para o Campeonato Britânico de Superbike.
6.    O futuro da Ioda no Mundial ainda não está definido.

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