Motos da MotoGP vão ficar mais magrinhas em 2015 (Foto: Bridgestone) |
No encontro em San Marino, os dirigentes do esporte aprovaram mudanças referentes ao peso das motos e ao desenvolvimento do software padrão que será utilizado a partir de 2016.
Depois de alguns anos acrescendo peso nos protótipos, o regulamento de 2015 vai ver uma redução de 2 kg nas máquinas 1000cc, que, portanto, vão passar dos atuais 160 kg para 158 kg. Além disso, também ficou acordado que a Comissão de GP vai avaliar a possibilidade de reduzir mais 2 kg para a temporada 2016.
No que diz respeito ao desenvolvimento do software padrão, ficou acordado que as atuais fabricantes poderão usar e desenvolver seu próprio software até 30 de junho de 2015. Depois disso, o desenvolvimento do software será congelado, exceto para problemas menores que possam afetar a segurança dos pilotos.
A partir de 1 de julho de 2015, as fábricas atuais vão transferir seu programa de desenvolvimento para o software padrão de 2016. O objetivo é que esse software seja grandemente baseado no atual software das motos Open.
As fábricas novas – Aprilia e Suzuki, no caso –, poderão continuar usando e desenvolvendo seu próprio software durante 2015, mas também poderão participar do desenvolvimento da unidade padrão.
Também foi aprovado o uso de sensores certificados e outros dispositivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário