Atual sede do GP inglês, Silverstone aparecia como candidata, mas tinha Donington Park como concorrente. Apesar da preferência dos pilotos pela pista de Northamptonshire, foi o traçado de Leicestershire, que sediou o Mundial por 27 anos, o escolhido.
Donington Park foi a casa do Mundial de Motovelocidade por 27 anos (Foto: Yamaha) |
Diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta destacou a história de Donington Park no Mundial e apostou em um evento de sucesso em 2015.
“O Circuito de Gales trabalhou muito rápido para garantir o melhor acordo para os fãs britânicos e nós acreditamos que Donington Park fará uma corrida fantástica em 2015”, comentou. “Donington Park tem uma longa história e foi palco de algumas das melhores corridas da MotoGP nos últimos anos, e nós estamos certos de que o longo trabalho feito desde a reabertura há quatro anos vai garantir um evento de sucesso”, concluiu.
Pouco após a confirmação de que Donington Park foi o escolhido para a prova de 2015, os responsáveis por Silverstone divulgaram uma nota à imprensa, explicando que não conseguiram chegar a um acordo com o Circuito de Gales, que agora é o promotor da etapa britânica.
“Nós investimos pesado no circuito e nas instalações aqui em Silverstone, especialmente para receber a MotoGP, e nós transformamos o GP da Grã-Bretanha em um evento de grande sucesso”, começou Richard Phillips, diretor da empresa responsável pelo circuito de Northamptonshire. “Nós queríamos manter a MotoGP em Silverstone, mas não podemos nos dar ao luxo de subsidiá-la. Nós estamos extremamente desapontados por não receber o evento em 2015”, desabafou.
“Qualquer acordo futuro, com a Dorna ou com o Circuito de Gales, tem que fazer sentido econômico para todos, inclusive para nós. Nós sabemos o que é necessário para fazer um GP da Grã-Bretanha de alta qualidade”, ressaltou. “Nós fizemos o que consideramos ser a oferta mais sensível para manter o evento em Silverstone, mas parece que o Circuito de Gales, que não tem experiência em promover um GP, concluiu que podem fazer melhor sozinhos, usando Donington até que o circuito deles esteja pronto”, cutucou.
“Silverstone levou o evento a um novo nível ao longo dos últimos cinco anos, então espero que este não seja um passo atrás para a etapa britânica, para os times e os fãs”, falou Phillips. “O Circuito de Gales evidentemente acredita que eles podem fazer as contas fecharem usando Donington no próximo ano – nós desejamos toda sorte a eles”, concluiu.
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Donington Park foi o palco do primeiro pódio de Márquez no Mundial (Foto: Repsol) |
O traçado de Gales será construído em uma área estimada em 830 hectares e deve ter 4.830 metros. O circuito na região de Welsh Valleys, no sul de Gales, vai receber uma verba de £ 280 mil (cerca de 960 mil), que será proveniente do governo local e de investidores privados.
Além da pista, que deve atender os mais altos padrões de segurança, o projeto também conta com uma pista de motocross, um kartódromo e instalações para provas off-road, além de uma academia de pilotos e um centro de formação. O projeto também prevê a instalação de hotéis, lojas especializadas e um parque tecnológico.
A expectativa da Companhia de Desenvolvimento de Welsh Valleys é que o complexo atraia 750 mil pessoas por ano para a região, gerando até seis mil empregos e algo em torno de R$ 171,6 milhões anuais para a economia local.
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