terça-feira, 30 de setembro de 2014

Crash report

A Dainese divulgou os dados coletados pelos sensores instalados no macacão de Valentino Rossi na queda no último domingo (28). Na quarta volta do GP de Aragón, o piloto da Yamaha tentou ultrapassar Dani Pedrosa para assumir a terceira colocação, mas teve de sair da pista para evitar tocar a roda traseira da RC213V #26.

Naquele ponto da pista, a curva sete do MotorLand, existe um trecho de grama sintética, que estava molhada por conta da chuva que tinha caído pouco antes do início da corrida. O multicampeão acabou arremessado da moto e foi escorregando em direção ao muro.

Rossi sofreu uma forte queda no GP de Aragón (Foto: Yamaha)
 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Descontrolada, a YZR-M1 seguiu a mesma rota e, por pouco, não atingiu o piloto. Mesmo sem ter sido acertado pela moto, o italiano sofreu um forte impacto da cabeça, que bateu contra o chão.

De acordo com os dados coletados pelo traje do piloto, a queda de Valentino começou a uma velocidade de 98,5 km/h, com o italiano percorrendo uma distância total de 64,5 metros.

Os sensores instalados no macacão levaram 23 milissegundos para identificar a queda e 44 milissegundos para inflar o airbag. O tempo total da queda foi de 4s7.

Por conta do acidente, Rossi ficou desacordado por alguns segundos e, depois de ser avaliado pelos médicos da Clinica Mobile, a clínica móvel do Mundial de Motovelocidade, foi levado ao Hospital de Alcañiz, onde foi submetido a uma tomografia de crânio.

O exame não identificou nenhuma lesão e Rossi contrariou a orientação médica de permanecer no hospital em observação. Valentino preferiu descansar em seu motorhome no circuito, onde era constantemente avaliado pelos profissionais da Clinica Mobile. 

Na segunda-feira, a Yamaha emitiu um comunicado, explicando que Rossi foi novamente avaliado pelo Dr. Michele Zasa, diretor-médico da Clinica Mobile, e passava bem.

O próprio piloto deu uma declaração explicando que estava bem e apenas teve um pouco de dor de cabeça na noite de domingo.

“Eu estou bem, tudo está ok, e isso é a coisa mais importante. Eu não me machuquei muito, exceto por um grande galo na cabeça”, contou. “Na noite passada eu tive um pouco de dor de cabeça, mas hoje eu estou bem, estou 100%”, continuou.

“Foi uma grande pena, porque fizemos uma grande mudança antes da corrida que teria me ajudado bastante. A moto estava forte, eu estava indo bem, tinha descontado a diferença nas primeiras voltas e estava com os pilotos líderes”, recordou. “Me senti bem e tenho certeza que teria feito uma boa corrida, então foi uma grande pena cair. De certa forma, estou quase feliz, porque apesar de termos tido um fim de semana difícil, nós éramos competitivos no domingo e esta deveria ser uma pista que não é muito boa para nós”, concluiu.

http://high-side.blogspot.com.br/2013/11/a-obra-prima-de-valentino-rossi.html Livro com história de Rossi na Yamaha é lançado no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário